terça-feira, 20 de novembro de 2012

Marcas para uma vida

 Muitos imaginam, a primeira experiencia sexual como algo especial e mágico, principalmente as raparigas, no entanto na realidade tudo e mais difícil e complexo, sendo que muitas das vezes podem-se tornar um verdadeiro pesadelo, de forma imediata ou até médio/longo prazo.  Muitas pessoas perderam a virgindade através a pensarem que o parceiro, está apaixonado quando no entanto quer apenas sexo, maioritariamente isto acontece por causa da pressão que é causada por um grupo de amigos, ou de alguém, e sente “vergonha” de ainda ser virgem. Mas não só nestes casos acontecem coisas que podem mudar a vida de uma pessoa, namorados que, podem ter a máxima confiança e até gostarem um do outro, podem acontecer outras coisas, coisas como a rapariga engravidar, ou até haver transmissão de uma DST (doenças sexualmente transmissíveis).
 No caso de engravidar, é bastante comum ficar toda a responsabilidade, toda cargo da rapariga e ela ter de desistir dos seus objectivos, mas acima disso os seus sonhos, enquanto os rapazes, ficam quase como se não tivessem nada haver com isso.
Ao ficar infectado com uma DST, pode ser contagiado com, um vírus como é o caso da Sida (HIV), ou por uma bactéria como por exemplo a sífilis. Actualmente, a infecção de uma bactéria pode ser tratada por um medicamento, enquanto para um vírus, ainda não se conhece a cura e é para a vida inteira.
 O risco de isto acontecer não diminui por ser a primeira vez, o risco é igual, sexo deve ser feito de forma segura, para tentar prevenir estes casos, o sexo é seguro através do uso de métodos contraceptivos. A única forma de prevenir o contágio de uma DST é através do preservativo, ou da abstinência.
 A primeira experiencia sexual é importante, mas deve ser com o uso de precaução e com a pessoa certa e não apenas por “conveniência” e com uma pessoa que se ame a sério.
 

2 comentários:

  1. O teu trabalho está bom, coerente e interessante apesar de ter alguns erros de escrita.

    ResponderEliminar