A frequência respiratória espontânea (número de ciclos respiratórios por minuto) é controlada pelo sistema nervoso. O ciclo respiratório (conjunto de uma inspiração/expiração) é desencadeado por um arco reflexo. Os receptores sensoriais monitorizam constantemente o meio interno, transmitindo a informação ao tronco cerebral, que envia impulsos para os músculos respiratórios através de fibras nervosas.
A frequência respiratória é determinada pelo número de vezes que os músculos respiratórios são estimulados. Em situações de atividade desportiva ou stresse, a frequência respiratória aumenta. Os músculos gastam mais oxigénio, necessitando de batimento cardíaco, o fluxo sanguíneo e a frequência respiratória.
Constituição do sistema respiratório:
O sistema respiratório é constituído pelas fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. As vias aéreas superiores incluem as fossas nasais, a traqueia, os brônquios e os pulmões com bronquílos que terminam em alvéolos pulmonares.
O que são alvéolos pulmonares?
Os alvéolos pulmonares são estruturas de pequenas dimensões, localizadas no final dos bronquíolos, onde se realiza a hematose pulmonar.
PENSA BEM NO QUE FAZES. TUDO TEM CONSEQUÊNCIAS.
Sem comentários:
Enviar um comentário