quarta-feira, 3 de abril de 2013

Sistema Digestivo



Gases Intestinais

O Ser Humano aniquila diariamente até 1,5 litro de gases pelo ânus em uma regularidade de 10 a 20 flatulência por dia. Boa parte deles pode passar despercebida.



Os gases do sistema gastrointestinal na sua composição é formada basicamente por cinco elementos: Nitrogênio (N2), Oxigênio (O2), Dióxido de Carbono (CO2), Hidrogênio (H2) e Metano (CH4). Os cinco juntos somam 99% dos elementos presentes no pum. O arroto tem uma elaboração parecida, contudo é mais rico em oxigénio e nitrogénio.


Todos os gases são basicamente inodoros, culpa também não é das fezes. Ao contrário do que se imagina, o pum não cheira mal por passar pelas fezes antes de ser eliminado. O que causa mal cheiro é o 1% restante de gases, compostos principalmente por enxofre, sendo o principal o ácido sulfídrico (sulfeto de hidrogênio). Isso explica porque é que nem todos os puns têm mau cheiro.

Quais alimentos causam mais gases intestinais?- Feijão.
- Ovos.
- Cerveja (escura).
- Leite.
- Batata.
- Milho.
- Farelo de trigo.
- Brócolos.
- Espargos.
- Alho.
- Repolho.
- Bebidas gaseificadas.
- Couve-flor.
- Cebolas.
- Refrigerantes.

Falta de exercício físico, defluxo intestinal, intransigência à lactose e alterações da flora bacteriana dos intestinos por uso de antibióticos também podem causar aumento da produção de gases. 



De onde vem os gases? 
Os gases intestinais são basicamente produzidos pelas milhões de bactérias que vivem no nosso trato digestivo e participam do processo de digestão. O gases intestinais são produzidos principalmente depois do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas ingeridas nos alimentos.



E aqui está de novo um trabalho elaborado por mim.
Aqui está um video relacionado com os gases.
Espero que tenha(s) gostado, até à próxima ;)


2 comentários:

  1. Gostei do conteúdo da mensagem. Para muitas pessoas, falar sobre este tema pode parecer ofensivo, ironia ou mesmo desrespeitoso. Mas na realidade é oportuno e interessante.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo seu comentário, Sr. Professor.. Muitas pessoas se questionam o porque dos puns e dos arrotos mas aqui estão as respostas xD

    ResponderEliminar