quarta-feira, 3 de abril de 2013

Sistema Digestivo

 
O sistema digestivo é constituído por um conjunto de órgãos com a função de transformar os alimentos, por meio de processos mecânicos e químicos.
O sistema digestivo divide-se em : Tubo Digestivo e Órgãos Anexos.
O tubo digestivo divide-se em: alto, médio e baixo 
Tubo digestivo alto: boca, faringe e o esófago;
Tubo digestivo médio: estômago e o intestino delgado;
Tubo digestivo baixo: intestino grosso.
Órgãos anexos divide-se em: glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar.
A boca é uma cavidade forrada por uma mucosa, é a porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo, e é onde os alimentos são umidificados pela saliva, produzida pelas glândulas salivares.
A faringe é um tubo musculomembranoso que se comunica com a boca, através do istmo da garganta e na outra extremidade com o esófago.
O esófago é um conduto musculoso, controlado pelo sistema nervoso autónomo. Através de ondas de contrações, o conduto musculoso vai espremendo os alimentos e levando-os em direção ao estômago.
O estômago é uma grande bolsa que se localiza no abdome, responsável exclusivamente pela digestão das proteínas. A entrada do estômago recebe o nome de cárdia, porque fica muito próxima ao coração, só separada dele pelo diafragma.
A pepsina é a enzima mais potente do suco gástrico, é regulada pela ação de um hormona – a gastrina, que é produzida no próprio estômago, quando as moléculas de proteínas dos alimentos, entram em contacto com a parede do órgão.
O intestino delgado está localizado entre o estômago e o intestino grosso. É revestido por uma mucosa enrugada, apresentando inúmeras projeções.
 O intestino grosso é o local de absorção de água, tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas.
                 


















Sem comentários:

Enviar um comentário