O sistema digestivo é formado por:
Boca: A boca é uma cavidade mucosa, é a porta de entrada soa alimentos no tubo digestivo.
Glândulas salivares: As glândulas salivares servem para produzir saliva.
Fígado: O fígado é um órgão do corpo humano que esta dividido em duas partes denominadas por lobo direito e lobo esquerdo e tem a função de invalidar as substancias tóxicas do organismo, filtrar as bactérias e armazenar as vitaminas e sais minerais
Pâncreas: O pâncreas é um glândula que se localiza traz do estômago e entre o duodeno e o baço, divide-se em cabeça, corpo e cauda e serve para secretar suco pancreático produzir hormónios importantes como insulina, glucagon e somatostatina
Faringe: A faringe é um tubo muscolomembranoso que comunica com a boca e com o esófago é por onde passa o alimento já mastigado.
Esófago: O esófago é um outro tudo musculoso que vai espremendo os alimentos levando-os em direcção ao estômago.
Estômago : O estômago e uma grande bolsa que se localiza no abdómen e é responsável pela digestão das proteínas
Intestino Delgado: O intestino delgado esta localizado entre o estômago e o intestino grosso, é revestido por uma mucosa e está dividido em três porções, o duodeno, o jejuno e o íleo. No intestino delgado ocorre a absorção dos nutrientes, quando isso é feito sobra um pasta grossa que segue para o intestino grosso.
Intestino Grosso: O intestino grosso é o local de absorção de água, tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas e está dividido em seis porções o ceco, o clono ascendente, o transverso, descendente, curva sigmóide e o reto. No intestino grosso o bolo fical permanece estagnado por muitas horas.
Reto: O recto é uma câmara que começa no fim do intestino grosso acabando no ânus Normalmente está vazio porque as fezes são armazenadas mais a cima no cólon descendente, quando o cólon descendente enche as fezes passam para o recto estimulando a defecação.
Ânus: O ânus é a abertura que existe no fim do trato gastrointesninal, pela qual as fezes abandonam o organismo, é formado pelas camadas superficiais do organismo e pelo intestino.
Sem comentários:
Enviar um comentário