Constituição do aparelho respiratório
O aparelho respiratório situa-se numa estrutura óssea expandível, formada pelas costelas, o esterno e a coluna vertebral.
O aparelho respiratório, é o conjunto de estruturas do organismo, que possibilita a captação do oxigénio e do ar, e por sua vez elimina o anidrido carbónico. A este processo damos o nome de respiração.
São as vias respiratórias que vão constituir o percurso que o ar realiza até chegar aos pulmões.
Os órgãos que constituem as vias respiratórias são:
- Fossas nasais: São duas cavidades que estão dentro do nariz e que são revestidas por uma mucosa. Têm uma espessa rede de vasos sanguíneos e pelos abundantes para reter as impurezas.
- Faringe: Este órgão faz ligação entre o sistema respiratório e o sistema digestivo. A faringe é a responsável pela recepção do ar das fossas nasais.
- Laringe: Pela sua parte superior contacta com a faringe, pela sua parte inferior com a traqueia. A sua estrutura de formação é uma membrana cartilaginosa, onde as suas unidades estão unidas entre si por ligamentos e músculos próprios. Este órgão é o responsável pela produção da voz e possui no seu interior as cordas vocais, onde o ar recebido dos pulmões é transformado em som.
- Traqueia: situa-se entre a laringe e os brônquios e é formada por um conjunto de anéis cartilaginosos que são unidas por uma membrana.
- Brônquios: Dois canais que resultam da traqueia, que entram nos pulmões.
- Bronquíolos: Ramificações mais finas dos brônquios, que terminam nos alvéolos pulmonares.
- Alvéolos pulmonares: São pequenos sacos de paredes muito finas, envolvidas por capilares sanguíneos, que se situam no fim dos bronquíolos.
Os pulmões
- Os pulmões são dois órgãos elásticos de cor rosada, que se situam na cavidade torácica.
- Os pulmões não têm o mesmo tamanho, sendo que o direito é maior que o esquerdo porque tem por baixo o coração, que reduz espaço no lado esquerdo.
- Pleura: Membrana que tem como função proteger os pulmões quando contactam com as costelas.
- Diafragma: É um músculo que se encontra por baixo dos pulmões. Ele separa o tórax do abdómen, e que se contrai e distende, fazendo movimentos respiratórios.
Sangue Arterial: rico em oxigénio.
Sangue Venoso: rico em gás carbónico.
Movimentos respiratórios
Inspiração: É a entrada do ar nos pulmões. Dá-se devido à contracção dos músculos das costelas e diafragma, o que provoca um aumento do volume da caixa torácica, que é acompanhado pelo aumento do volume dos pulmões.
Expiração: Os músculos das costelas e o diafragma distendem-se, provocando a diminuição do volume da caixa torácica e a contracção dos pulmões, obrigando o ar a sair.
Hematose Pulmonar
Quando o ar inspirado chega aos pulmões, mais propriamente, aos alvéolos pulmonares, parte do oxigénio que ele contém, passa para o sangue, fazendo assim uma troca gasosa. A esta troca dá-se o nome de hematose pulmonar.
Sem comentários:
Enviar um comentário