quarta-feira, 13 de março de 2013

Respiro Vida!

 Através do sistema respiratório fazemos uma importantíssima troca de gases, durante a qual entra o oxigénio (inspiração), junto com milhares de imporesas que ficam retidas nas fossas nasais (nariz), e sai dióxido de carbono (expiração).
 Ambos os movimentos são controlados pelo diafragma que se contrai, quando inspiramos, e que se relaxa, quando expiramos.

Estas são as zonas que "entram em ação" durante a respiração:

 
 
As fossas nasais: por onde entra o ar respirado, o nariz, que é separado por uma cartilagem que forma o septo nasal. Dentro do nariz existem pêlos que retêm algumas particulas do ar e células secretoras, produtoras de muco.
 
Faringe: este "tubo" pertence tanto ao sistema respiratório, ligada pelas coanas, como ao sistema digestivo , ligada pelas fauces.
 
Laringe: tubo cartilaginoso que liga a faringe à traqueia. Serve para desviar os alimentos das vias respiratórias, caso isso não aconteça o alimento é explido através de uma tosse violenta. Na laringe situam-se as cordas vocais, entre elas existe uma abertura e é por esta, a epiglote, que o ar entra para a laringe e bate nas cordas vocais produzindo, assim, o som da nossa voz.
 
Traqueia: é um tubo com paredes reforçadas por uma série de aneis de cartilagem que impedem o colapso das mesmas. No fim da traqueia originam-se os brônquios e nesta região os cilios, células que formam o epitélio, removem os microorganismos que entram com o ar inspirado.
 
Brônquios e bronquíolos: os brônquios penetram o pulmão pelo hilo e ramificam-se várias vezes originando os bronquíolos.
 
Pulmão: os pulmões têm uma constituíção esponjosa que se relaciona com a quantidade de sacos alveolares. São protegidos por uma espécie de membrana dupla, a pleura, estes orgãos são separados pelo mediastino onde se encontra o coração, o esófago, artérias, veias e parte da traqueia.
 
E é assim que é feita a troca de gases mais importante do nosso corpo, os pulmões não são os únicos responsáveis mas são os príncipais orgãos a funcionar durante este mecanismo, por isso trata-os bem!


3 comentários:

  1. o.O esse foi um dos melhores trabalhos que eu mas gostei. Tem tudo que precisamos saber sobre a respiração e, as suas devidas acções.
    Muito bom está muito bem explicita.

    Continue assim
    Kiss :o

    ResponderEliminar
  2. O trabalho está bom, embora falta um link e um video (:

    ResponderEliminar
  3. O tabahlo está bom, mas falta alguns link's e video.

    ResponderEliminar