quarta-feira, 6 de março de 2013

Inspira...Expira...Inspira...Expira


Sistema Respiratório

Inspira...Expira... É este o movimento que nós fazemos todos os dias, todos os minutos. É assim que o nosso sistema respiratório trabalha. O nosso sistema é constituído pelas fossas nasais, cavidade bocal, faringe, laringe, traqueia, brônquios, pulmões (esquerdo e direito), bronquíolo e diafragma. Ele é responsável pelo transporte do oxigênio do ar da atmosfera para a corrente sanguínea e pela eliminação do dióxido de carbono da corrente sanguínea para o ar.
As suas funções são:
          -Brônquios e Bronquíolo: Os brônquios resultam da bifurcação da traqueia. Os bronquíolo consistem em ramificações dos brônquios intra pulmonares que penetram nos alvéolos pulmonares. Ambos tem o revestimento interno semelhantes ao da traqueia.
          -Fossa Nasais: São cavidades que comunicam com o exterior através das narinas; internamente possuem células secretoras de muco nasal e células ciliadas. A sua função é filtrar o ar, aquece-lo e humidifica-lo.
          -Faringe:Comum ao sistemas respiratório e digestivos, permitindo passagem do bolo alimentar(sistemas digestivo) e do ar (sistema respiratório . Comunica com a laringe.
          -Laringe: Contém a epiglote que impede  entrada do bolo alimentar nas veias e cordas vocais.
          -Traqueia: Canal com cerca de 2 cm, cujo o interior e revestido por células ciliada e células secretoras de muco que ajudam a remover as poeiras e micróbios do ar inspirado.
          -Pulmões: São os principais órgão do sistema respiratório  Estão situados na cavidade torácica, sobre a proteção das costelas, do esterno e da coluna vertebral. São envolvidos por uma membrana chamada pleura.
          -Alvéolos Pulmonares: Características dos alvéolos pulmonares, que os tornam extremamente eficazes nas trocas gasosas - Fina espessura da parede; grande área de superfície e densa rede de vasos capilares.

Inspiração

Contração do diafragma e dos músculos intercostais »»» O diafragma baixa, as costelas e o esterno sobem »»» A caixa torácica e os pulmões aumentam de volume »»» A pressão diminui no interior dos pulmões »»» O ar entra nos pulmões

Expiração

Relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais »»» O diafragma sobe, e as costelas e o esterno descem »»» A caixa torácica e os pulmões diminuem de volume »»» A pressão aumenta no interior dos pulmões »»» O ar sai dos pulmões

Ciclo respiratório

É o conjunto de uma inspiração seguida de uma expiração. O número de ciclos respiratórios por unidade de tempo pode ser alterado através de exercício físico.


Doenças ocorridas no sistema respiratório

Asma

Caracterizada pelo estreitamento dos brônquios o que provoca dificuldades na entrada e na saída de ar dos pulmões. 


Pneumonia

Doença que afeta os alvéolos pulmonares. Provocada por vírus, bactérias e fungos que causam uma infecção e aumento da secreção de muco que se acumula nos alvéolos e dificulta a hematose pulmonar.


Tuberculose

Infecção provocada por bactérias que destroem os alvéolos pulmonares.



Câncro do Pulmão

O cancro resultas da formação das células pulmonares. 90% dos cancros do pulmão e entre 80% a 90% dos cancros da boca, laringe e esófago são causados pelo consumo do tabaco.


Atitudes preventivas da saúde do sistema respiratório

          -Praticar exercício físico ao ar livre
          -Evitar a poluição da atmosfera
          -Não fumar
          -Privilegiar zonas arborizadas


2 comentários:

  1. tens aí um bom trabalho , gostei bastante , não te faltou falar de nada penso eu , e tens tudo bem estruturado e organizado , percebe-se bem as informações que queres passar as pessoas que irão ler.

    ResponderEliminar
  2. O trabalho está muito bom, com muita informação e imagens, bem explicado e estruturado.
    Acho que soubeste fazer bem as coisas e tiveste em consideração tudo o que devias publicar sobre este tema.

    ResponderEliminar