segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Obesidade Infantil


 O número de crianças obesas contiua a crescer ao longo das duas últmas décadas, este número cresceu em mais de 50%, e o número de críanças "extremamente" obesas praticamente dobrou. Os médicos e profissionais de saúde determinam se uma criança obesa medindo o peso e altura. Apesar das crianças obesas registarem menores problemas relacionados com o peso dos adultos, as crianças obesas têm um elevado riscode e tornarem adolescente e adutlos obesos. Por sua vez, os adultos com problemas de peso podem ter várias complicações de aúde, incluindo doenças coronárias, diabetes, problemas de coração, pressãp aterial elevada e mesmo certas formas de cancro.

 Quais os principais factores para a obesidade infantil?
 As crianças podem tornar-se obesas por várias razões. As mais comuns são factores genéticos, falta de actividade física ou padrões de alimentação pouco saudáveis.

 Factores genéticos
 Crianças cujos pais ou irmãos tenham excesso de peso, têm um risco acrescido de se tornarem elas próprias obesas. Apesar dos problemas de peso serem comuns dentro de algumas famílias, nem todas as crianças com uma história familiar de obesidade, irão tornar-se obesas.

 Estilo de vida
 Os hábitos alimentares de uma criança e o grau de actividade física desempeham ambos um importante papel na sua saúde e peso. A crescente populariedade da televisão, computadores, consolas de vídeo e outros fenómenos tecnológicos de interacção virtual, contribuem para a inactividade física e sedentarismo. O tempo médio que uma criança passa a ver televisão por semana é 24 horas, tempo útil que podeia ter passado a pratcar um desporto de exterior ou mesmo de interior.

 Algumas formas de ajudar uma criança a desenvolver bons hábitos alimentares:
 Dietas rígidas, nem pensar
As crianças nunca devem ser colocadas em dietas rígidas para perderem peso, a não ser por razões médicas. Limitar o que as crianças comem pode ser extremamente prejudicial para a sua saúde e intervir com o crescimento e desenvolvimento.
 O fornecimento de uma pirâmide alimentar adequada é um bom começo para prevenir a obesidade.
 Cortar nos doces drasticamente também é um mau caminho. Apesa de ser importante ter cuidados com a gordura, sal e açúcares nos alimentos que são fornecidos, todos os alimentos têm um papel moderado na dieta.
 Uma boa e controlada actividade física, ajuda e bastante.

Sem comentários:

Enviar um comentário