sexta-feira, 5 de abril de 2013

sitema digestivo









Boca: é formado por uma mucosa, que é a porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo, e é onde os alimentos umidificado pela saliva, produzida pela glândulas salivares .
Encontram-se os dentes e a língua, que preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os à saliva, o que irá facilitar a futura ação das enzimas.



Língua: é o que empurra os alimentos em direção a garganta para que seja engolidos. Na superfície da língua existem dezenas de papilas gustativas.




Faringe:A faringe, situa-se  no final da cavidade da boca, e é um canal comum dos sistemas digestivos e respiratório:  passam por ela o alimento, que vai ao esôfago, e o ar, que vai à laringe.

O esôfago: é o canal que faz com que a faringe esteja ligado ao estômago, onde está localizada entre os pulmões, atrás do coração, e atravessa o músculo diafragma, que separa o tórax do abdômen. O bolo alimentar leva de 5 a 10 segundos para percorre-lo.



Intestino delgado: é um tubo com pouco mais de 6 m de comprimento por 4 cm de diâmetro e pode ser dividido em três regiões: duodeno (cerca de 25 cm), jejuno (cerca de 5 m) e íleo (cerca de 1,5 cm).


Intestino grosso:
É o local que absorve a água, tanto como é ingerida quanto a das secreções digestivas. Uma pessoa bebe cerca de 1,5 litros por dia, que une a 8 ou 9 litros de água das secreções. Glândulas da mucosa do intestino grosso secretam muco, que faz com que as fezes sejam lubrifica, facilitando seu trânsito e eliminação pelo ânus. 





2 comentários:

  1. esse trabalho fala sobre como esta contituido o nosso sistema digestivo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns pela qualidade do teu trabalho! Está, mesmo, muito bom!

      Eliminar