quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sistema digestivo humano

                                                       Sistema digestivo humano

O aparelho digestivodigesto ou digestório ou ainda sistema digestório é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão. Sua extensão desde a boca até o ânus é de 6 a 9 metros em um ser humano adulto.
                  



                             Glândulas salivares

As glândulas salivares localizam-se no interior e também em torno da cavidade bocal  tendo como objetivo principal a produção e secreção da saliva.
   







                         Glândula Sublingual


As glândulas sublinguais são glândulas salivares que têm forma de uma pequena amêndoa, situada entre o assoalho da boca e o músculo milo - hiodéio. É uma glândula mista, com predominância das células mucosas sobre as seromucosas, encontradas formando semi-luas. Não apresenta ácinos constituídos por células serosas exclusivamente. Os ductos intercalares são curtos ou ausentes. Os ductos estriados também são curtos e difíceis de serem observados. Estudos histoquímicos demonstraram ser a sublingual uma glândula de secreção puramente mucosa e morfologicamente é uma glândula mista.
A cápsula é discreta, mal definida, com septos delimitando lobos e lóbulos.


                             Glândula Submandibular 
glândula submandibular é uma glândula salivar que localiza-se abaixo da mandíbula . Produz a maior parte da saliva total liberada na boca.

                       Parótida
glândula parótida é a maior das três glândulas salivares pares. Localiza-se entre o ramo da mandíbula e o processo estiloide do temporal. No seu interior está o ducto paroditeo. Este ducto entra na cavidade da boca através de um pequeno furo na altura do segundo dente molar maxilar.


                                                                          Realizado por : Márcia Marley

Sem comentários:

Enviar um comentário