domingo, 10 de março de 2013

Sistema respiratório

           
                  O sistema respiratório é constituído pelo nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e, o mais importante, os pulmões.
                  As duas cavidades por onde entra o ar para o sistema respiratório chamam-se cavidades nasais. São separadas por uma cartilagem, chamada cartilagem do septo, que forma o septo nasal. O pêlos no interior do nariz retêm as poeiras e outras impurezas que entram junto com o ar. o teto da cavidade nasal possui células que têm a função olfativa.
           Antes de ir para o laringe o ar inspirado passa pela faringe, que tanto pertence ao sistema respiratório como ao sistema digestivo.
                   A Laringe é um tubo cartilaginoso de forma irregular que liga a faringe à traqueia.
               A traqueia é um tubo com aproximadamente 12 cm de comprimento e 2,5 de largura, que se bifurca na sua região interior, formando os brônquios.
             O brônquios penetram no pulmão através do hilo. Os brônquios ramificam-se várias vezes e formam os bronquíolos, que penetram no lóbulo pulmonar e ramificam-se formando os bronquíolos terminais, originando os bronquíolos respiratórios, terminando nos alvéolos pulmonares.