quinta-feira, 14 de março de 2013

O Coração


O coração humano é o órgão responsável pelo sangue bombeado através de todo o organismo. Bate cerda de 110.000 vezes por dia, bombeando aproximadamente 5l de sangue.
Neste tempo o órgão bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigénio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas.



A parte musculosa do coração tem o nome de miocárdio. O coração humano apresenta quatro cavidades: na parte superior estão os átrios, divididos entre o direito e o esquerdo, e na parte inferior estão os ventrículos, também direito e esquerdo.





Na metade direita do coração só circula sangue venoso, na esquerda sangue arterial. A circulação do sangue nestas quatro cavidades está controlada pelas válvulas.

1 comentário:

  1. O teu resumo do trabalho esta bem realizado mas podias ter falado em maior quantidade sobre funções do coração.Por exempo:
    Na pequena circulação, o sangue é bombeado do lado direito do coração até os pulmões e, de dentro deste órgão, ele recolhe oxigênio e libera o dióxido de carbono. Após isso, ele retorna ao coração, ingressando, desta vez, no átrio esquerdo. Ainda do lado esquerdo, o coração bombeia o sangue ao ventrículo do mesmo lado e, a partir daí, o sangue, agora repleto de oxigênio, parte novamente para o trajeto da grande circulação.

    Mesmo enquanto estamos dormindo, o coração não pára de trabalhar, durante o sono, ele continua batendo em média 30 vezes o seu próprio peso a cada minuto. Entretanto, quanto estamos ativos ele trabalha mais aceleradamente bombeando um volume muito maior de sangue ao corpo.

    ResponderEliminar