segunda-feira, 18 de março de 2013

Fui eu que fiz isto ?

 
Ao longo do dia e até mesmo de noite nós, o nosso corpo, "obriga-nos" a fazer determinados tipos de movimentos que muitas vezes nem damos por eles.
Assim acontece com um piscar de olhos, o respirar, o reflexo e as "voltas" durante a noite.
A estes movimentos dá-se o nome de movimentos involuntários, estas são ações "protagonisadas" pelo cérebro que chegam ao músculo refletor mas que não regressão ao ponto de partida, daí não nos apercebermos de muitos dos nossos atos de reflexo "automático".
Pois bem, agora sabes que não tens controlo absoluto sobre o teu corpo e que até morreres vais sempre continuar a pestanejar, respirar e o teu coração vai continuar a bater sem que seja preciso qualquer ordem vinda do cérebro.
Mas também existem movimentos que podes controlar, como por exemplo, chutar uma bola, saltar, correr, comer, levantar um braço ou uma perna entre muitos outros.
Neste tipo de movimentos, os voluntários, como o nome indica são atos voluntários e pensados, logo funcionam através de uma mensagem emitida pelo cérebro levada até ao músculo refletor e trazida de volta até ao orgão "pensante".


 


Sem comentários:

Enviar um comentário