segunda-feira, 26 de novembro de 2012

DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis

                             


As principais doenças sexualmente transmissíveis são imensas, mas eu vou falar-vos apenas de 4:

- A Sida;
- A Sífilis;
- O Herpes Genital;
- A Gonorreia.


Bom, vou começar por falar da mais conhecida, e cada vez mais abordada em vários 'planos', a Sida.
A Sigla ' SIDA' significa, Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida, e é uma doença causada pelo vírus HIV. Este vírus ataca os linfócitos, células do sistema imunológico do ser humano, deixando-o mais susceptível a outras doenças, principalmente aquelas provocadas por  vírus e bactérias.
Muitos portadores desta doença podem passar anos sem manifestar qualquer sinal da mesma, pois os sintomas demoram a manifestar-se.
Quando a doença já está num estado avançado, o número de linfócitos fica muito baixo e o indivíduo contrai facilmente as chamadas doenças oportunistas, como por exemplo a gripe, a pneumonia,ou tuberculose, que podem tornar-se fatais.
A SIDA, infelizmente não tem cura. O seu tratamento é realizado por meio de um conjunto de medicamentos.
                                 



Esta doença é transmissível se alguém praticar os seguintes atos com alguém contaminado:



Partilhar  lâminas     


Partilhar escovas de dentes

     

Relações homossexuais


Relações heterossexuais


Tatuagens

      

Da mãe para o feto    Partilhar seringas

- E Relações Sexuais, sem preservativo.

Os fluidos que contém o vírus são as secreções vaginais, o sémen e o liquido pré-seminal (aquele transparente que sai do pénis antes da ejaculação) e, obviamente, o sangue.

Mas, as pessoas, hoje em dia, têm a ideia que qualquer contato com alguém contaminado, pode vir a ser 'perigoso', pois podem tabém ficar contagiadas ..Mas não é bem assim .. 

Se tivermos este tipo de contato com alguém que tenha sida, não ficamos contagiados



 Partilhar copos e talheres 


Contactos sociais

Picadas de insectos
 

Beijar


  Trocar roupa 


Sexo seguro


  W.C.


Duche, piscinas...


Brincar



A Sífilis

Esta doença é provocada pela bactéria Treponema Pallidum, que apesar de ser contagiosa e perigosa, é curável se for tratada a tempo. A Sífilis ataca qualquer tecido desde a pele aos ossos, fígado, órgãos genitais e olhos. O seu maior perigo é alcançar a sistema nervoso e o coração, o que pode levar à morte. A bactéria da sífilis, para sobreviver, precisa de um ambiente quente e húmido.
Sintomas:
Inicia
 -se 3 semanas após o contágio, no local da infecção, na região genital, um pequeno nódulo rosado que evolui para uma úlcera indolor. Na segunda fase da doença, há uma erupção cutânea com sintomas de mal-estar, fadiga, dores de cabeça e nos ossos. 

Contágio:
Esta doença é de fácil contágio, através de qualquer contato com a zona infetada. Um simples beijo numa zona que tenha uma pequena ferida é arriscado. Não á contágio, através de wc, usos de toalhas e outros objetos. 

Prevenção:
O preservativo é muito eficaz e a mulher pode aplicar irrigações vaginais com líquidos desinfectantes suaves. Fazer análises antes do casamento e durante a gravidez.








Sem comentários:

Enviar um comentário