Blogue sobre o programa do nono ano de escolaridade de Ciências Naturais, de Portugal, desenvolvido, parcialmente, em sala de aula, de forma colaborativa, pelos alunos de quatro turmas de uma escola de ensino básico de Odivelas.
sexta-feira, 9 de novembro de 2012
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Sifilis
As principais doenças transmissíveis são: sífilis, sida, herpes genital e a hepatiteB.
Sífilis é uma doença sexual que tem consequência em todo o organismo. Acerca de três semanas após o contacto sexual com uma pessoa infectada surge uma ferida não dolorosa localizada nos órgãos genitais, na boca ou no ânus. Na mulher, esta ferida pode localizar-se na vagina ou no colo de útero e, por isso, não e visível. Algumas semanas depois mesmo sem tratamento, as feridas cicatrizam, mas a infecção continua no organismo. Semanas ou meses depois, aparece manchas no corpo, que atingem palmas da mão e as plantas dos pés.
Sida
Sida é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana ou VIH, que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. a transmissão pode ocorrer de seguintes formas: relações sexuais, contacto som sangue infectado, de mãe para filho, durante a gravidez. A sida provoca ainda perturbações como perda de peso, tumores no cérebro e outros problemas de saúde que, sem tratamento, podem levar à morte.
Herpes genital é uma doença crónica recorrente provocada pelo vírus, ou seja evolui surtos, sendo o intervalo entre eles variáveis. A doença manifesta-se pelo principio na área genital de pequenas manchas avermelhadas. Há medicamentos que cuidam as lesões de herpes e prolongam os intervalos livres de doença.
Herpes Genital
Hepatite Bé uma infecção provocada por vírus e que ataca o fígado. Este vírus vive no sangue, na saliva, no esperma e no corrimento vaginal. A doença pode ser muito grave, até mortal. Algumas pessoas infectadas passam a ser portadoras e transmissoras de vírus.
Existe vacina contra a hepatite B.
Bom trabalho!
ResponderEliminar