As doenças sexualmente transmissíveis,conhecidas popularmente por DST são infeções que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contato sexual. O uso de preservativo tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua expansão.
As principais doenças são: a SIDA, a hepatite B, o herpes genital,sendo estas vírus, e a Gonorreia e a sífilis como bactérias.
A transmissão destas doenças pode ser efetuada através do ato sexual em que um dos indivíduos passa a doença para o outro ou através da partilha de roupas intimas. A transmissão através do ato sexual pode ser prevenida através do uso do preservativo que é considerado o método mais seguro para a prevenção das DST ou de gravidezes indesejadas.
Para prevenir deve-se usar o preservativo e fazer análises ao sangue que permite descobrir se temos alguma DTS no nosso corpo. Existe tratamento para todas estas doenças,mas só existe cura para a Gonorreia e a sífilis através do uso de antibióticos específicos. Doenças como a SIDA, a hepatite B ou o herpes genital não têm cura.
Sem comentários:
Enviar um comentário