quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Doenças sexualmente transmissíveis Infecções sexualmente transmissíveis


















 As DST doenças sexualmente transmissíveis ou IST infecções sexualmente transmissíveis são contraídas por contacto sexual.
As Doenças Sexualmente Transmissíveis, também conhecidas pela sigla 
“DST”, são transmitidas por meio da relação sexual, seja de homem com 
mulher, homem com homem ou mulher com mulher. Ao contrário do que 
muita gente pensa, as DST são doenças graves que podem causar 
contacto sexual, a mulher pode dar  aborto, nascimento de bebes prematuros 
com problemas de saúde, deficiência física ou mental, alguns tipos de 
doenças até a morte. A pessoa com DST também tem mais chance de 
pegar outras DST, inclusive a sida.


Quem tem relações sexuais sem camisinha;
ƒ Quem tem parceiro que mantém relações sexuais com outras pessoas
sem camisinha;
ƒ Pessoas que usam drogas injectáveis e compartilham injecção
ƒ Pessoas que recebem sangue sem ser a testado,
ƒ Qualquer um - casado, solteiro, jovem, adulto, rico ou pobre - pode
pegar DST.



O que é a Hepatite B









A hepatite B, provocada pelo Vírus da Hepatite B (VHB), descoberto em 1965, é a mais perigosa das hepatites e uma das doenças mais frequentes do mundo, estimando-se que existam 350 milhões de portadores crónicos do vírus. Estes portadores podem desenvolver doenças hepáticas graves, como a cirrose e o cancro no fígado, patologias responsáveis pela morte de um milhão de pessoas por ano em todo o planeta; contudo a prevenção contra este vírus está ao nosso alcance através da vacina da hepatite B que tem uma eficácia de 95 por cento
O vírus transmite-se através do contacto com o sangue e fluidos corporais de uma pessoa infectada, da mesma forma que o vírus da imunodeficiência humana (VIH), que provoca a Sida, só que o vírus da hepatite B é 50 a 100 vezes mais infeccioso do que o VIH.









roche sida vih - um site educativo




  SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.
O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente. Também podem surgir alguns tipos de tumores (cancros).
Entre essas doenças, encontram-se a tuberculose; a pneumonia por  ; a , que pode causar infecções na garganta e na vagina; o um vírus que afecta os olhos e os intestinos; a  que pode causar lesões graves no cérebro; a , uma doença intestinal; o de Kaposi, uma forma de cancro que provoca o aparecimento de pequenos tumores na pele em várias zonas do corpo e pode, também, afectar o sistema e os pulmões.
A SIDA provoca ainda perturbações como perda de peso, tumores no cérebro e outros problemas de saúde que, sem tratamento, podem levar à morte. Esta síndrome manifesta-se e evolui de modo diferente de pessoa para pessoa.

Os tratamentos anti-retroversivo permitem preservar e recuperar parcialmente a função imunológica do organismo, podendo os seropositivos levar uma vida normal ou muito próxima do normal, desde que tomem as devidas precauções e que estejam informados sobre os perigos de determinados comportamentos e actividades. 





Sem comentários:

Enviar um comentário