segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Doenças sexualmente transmissíveis




                         O que são Doenças Sexualmente Transmissíveis?

               Doenças Sexualmente Transmissíveis são doenças que se transmitem de pessoas para pessoa através do acto sexual.

                         Quais são as Doenças Sexualmente Transmissíveis?

                     
         SIDA: é a doença mais grave entre todas, e também a mais falada pela sociedade. A SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Humana) é provocada pelo vírus VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana). Este vírus entra no corpo humano podendo permanecer inativo, ou, caso esteja ativo, pode destruir por completo o sistema imunitário de um ser humano, e caso a pessoa não seja tratada, a doença pode mesmo leva-la à morte. A SIDA é uma doença que não tem cura! A melhor prevenção para esta doença é a utilização de preservativo. Esta doença é transmitida muitas vezes a partir das relações sexuais, mas pode também ser transmitida através da partilha de lâminas, partilha de escovas de dentes, etc.
                
               Sífilis: esta doença é provocada pela bactéria Treponema Pallidum. Apesar de ser contagiosa e perigosa é curável se for tratada a tempo. A Sífilis ataca qualquer tecido desde a pele até aos ossos, fígado e outros orgãos vitais. Inicia-se três semanas após o contágio, no local da infeção. Mais uma vez o preservativo é um modo muito eficaz de prevenir a doença.
                          
                     Candidíase: é causada pelos fungos Candida Albicans, que se desenvolvem num local quente e húmido da vagina. No homem os sintomas são uma inflamação acompanhada de pontinhos vermelhos no pénis e ardor. A mulher sofre de uma inflamação e irritação nos lábios da vulva, acompanhado de um fluxo espesso e esbranquiçado. A melhor pevençao para o contágio deste doença é a abstinência sexual logo após o aparecimento da infeção e durante os tratamentos.
                      
                       Gonorreia: é uma infeçao das vias genitais, provocada por bactérias, geralmente denominadas de gonococos. Pode afetar o colo do útero na mulher, e no homem a uretra, podendo expandir-se à região anal. A gonorreia não tratada pode conduzir à esterilidade em ambos os sexos. Entre os quinze a trinta dias após o contágio aparece um pus acinzentado ou esverdeado através do pénis ou da vagina. A duas melhores prevenções para esta doença são o preservativo, e no caso da mulher, a lavagem da vagina com desinfetantes adequados ao corpo humano.





Sem comentários:

Enviar um comentário