A sexualidade é definida como uma energia que encontra a sua expressão física, psicológica e social no desejo de contacto, ternura e por vezes até amor.
A evolução sexual acontece durante toda a vida de um individuo dependendo das sua características genéticas, das interações ambientais, socioculturais e outras, passando por várias etapas fisiológicas: infância, adolescência, idade adulta e senilidade.
Na adolescência aparecem os caracteres sexuais secundários e tornam-se mais percetíveis os comportamentos sexuais, tanto biológicos como sócio-afetivos.
Quais são os caracteres sexuais secundários masculinos?
A mudanças de voz, o desenvolvimento corporal por aumento da massa muscular, o aumento do tamanho do pénis e dos testículos, poluções noturnas, o aparecimento do acne (borbulhas), aparecimento de pêlos nos orgãos genitais e noutras partes do corpo e maior secreção da hormona testosterona são factos que caracterizam as mudanças sexuais masculinas.

As alterações corporais são vividas de formas diferentes, de jovem para jovem. Podem aparecer sentimentos de vergonha, timidez, pudor, nomeadamente em casa, na escola, junto dos amigos ou noutro sítio qualquer. É também neste momento que as hormonas que são responsáveis por estas modificações produzem um acentuado aumento do desejo sexual e da sensações eróticas. É a partir deste momento que se vai desenvolver a resposta sexual adulta.
As relações entre os dois sexos também vão sofrer alterações importantes, como por exemplo a constituição de grupos e espaços ferozmente mono-sexuais (proibição absoluta de rapazes entrarem em grupos de raparigas e vice-verso). É como se houvesse um periodo em que se torna interiormente muito importante mostrar a si mesmo e aos outros que se pertence a um sexo bem definido, com caraterísticas opostas às do outro sexo.
Existe também uma espécie de hostilidade e jogo de provocação e sedução.
Sem comentários:
Enviar um comentário