segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Gravidez na Adolescência- como enfrentar?







A gravidez na adolescência




A gravidez na adolescência é um problema cada vez mais comum hoje em dia. Raparigas de quinze anos mães, todos nós  conhecemos ou já ouvimos falar sobre um caso assim, o que é grave e preocupante.

Esta situação trás várias desvantagens , tanto para a nova mãe , como para a família, e quem sofre ainda mais é o\a filho\a.


Riscos:
Existem vários riscos numa gravidez adolescente, como por exemplo a  fatalidade de no momento do parto um dos membros (mãe ou filho) pode mesmo falecer durante o parto , sendo que uma rapariga adolescente pode não aguentar um parto, ou outros problemas relacionados com a idade podem trazer o risco de morte para ambos. A adolescente terá também de abandonar a escola, o que irá afetar também o seu processo de aprendizagem, e vai prejudicá-la no futuro.


Sobre elas:


Como o nome cita, a gravidez na adolescência ocorre com adolescentes, raparigas muito jovens, e nessas idades existem mudanças de emoções diversas, não sabem o que fazer, são irresponsáveis e acabam por cometer um erro que irá definir e mudar a sua vida toda.Isso pode tornar essa gravidez num distúrbio emocional, uma tragédia em que a jovem não sabe o que fazer, e este trabalho vai tentar apoiar e tentar dar auxílio a essas jovens. No entanto, tem sempre duas opções.
Ou deixam vir a criança ao mundo, ou abortam. E aqui é outra situação de trauma. Ainda assim , se a vinda for desejada, abre à pessoa uma nova perspectiva de vida, muda a forma de pensar, muda as suas atitudes.


Os pais : 

Como é óbvio, os pais receberem uma notícia destas vindas dos filhos é sempre um choque, mas estes tem de também eles de ajudar. Devem encarar a noticia com compreensão, respeito, e apoiarem a jovem, é melhor para todos, principalmente para o feto , que com a mãe estável ele cresce mais saudável, e torna tudo melhor e mais fácil.
Os pais devem também dar todo o conhecimento possível à filha sobre o que está a acontecer e sobre o que vai acontecer, e que ela deverá ter mais cuidados consigo mesma , que a vida dela irá mudar, ela tem de entender que começou uma nova etapa na sua vida.Deverá também receber apoio de programas de cuidados pré-natais adequados.


A gravidez é importante!

A gravidez é um factor que deve ser levado a sério, não deve ser desprezado. Algo importante é não mudar totalmente os hábitos da rapariga. Pode sair na mesma com amigas, ir passear, fazer tudo como uma jovem deve fazer, mas mais moderadamente, com mais cuidados, principalmente tendo em conta a evolução do feto com o passar dos meses.

Atitudes a tomar :


É importante referir que a rapariga deve ser diagnosticada, seguida e apoiada tanto pelos pais como por ajudas hospitais e de psicólogas que iram auxiliar na parte emocional. Desta forma , será uma gravidez mais tranquila,terá um futuro mais positivo, pois por norma este problema trás depressões por pensarem que isto significa o fim da sua vida e da sua liberdade ou pior,o fim da sua adolescência , que é a melhor altura da vida.

Deve ser sempre levado em conta que as adolescentes são muito difíceis, tem as ideias trocadas, e os pais tem de saber que isso é normal, então numa adolescente grávida a situação agrava-se mais sendo que esta necessita de se exprimir e partilhar os sentimentos sem ser julgada, precisa que a oiçam sem ser criticada, e acima de tudo precisa de se sentir apoiada e rodeada de amigas e pessoas que a querem bem, e que a entendem, ela não está sozinha.

Sobre eles :


Temos de destacar  que a gravidez não é um problema exclusivo da jovem. Embora os rapazes não possuam as condições
biológicas necessárias para engravidar, um filho não é fecundado por uma única pessoa, mas sim por duas e de sexos diferentes, e o pai da criança não pode ter uma parcela de responsabilidade menor, pelo contrário, ele deve assumir o seu erro tal como a rapariga, e ajudar em tudo , apoiar a rapariga, não a abandonar, e acima de tudo fazer com que ela veja que não está sozinha, e que é uma sortuda por ter o pai do seu filho com ela.

Alguns motivos da gravidez :




Uma das principais razões
  da gravidez na adolescência é certas jovens  acharem  que  sabem  tudo sobre relações sexuais, e que a gravidez só acontece ás outras, o que é um grande erro, uma grande mentira. Uma menina de quinze anos não sabe tudo , não sabe todos os problemas e riscos, não sabe o que é o trauma de engravidar, depois arrepende-se. Muitos pais acham que não é preciso falar sobre sexo com os filhos, tem um certo tabu em falar destes assuntos, pensam que isto já é explicado na televisão e nas aulas de educação sexual nas escolas, mas esta é uma ideia errada. Os filhos dão mais atenção se for um pai ou uma mãe a explicar-lhes, do que se for um professor ou um programa. Isto inicia também uma relação mais aberta de pai e filho.

Conclusão:

As jovens tem o dever de serem responsáveis, terem certos cuidados e não quererem achar que já sabem tudo, enquanto ainda não passaram por nada. No entanto, se essa situação acontecer por descuido, já não há nada mais a fazer se não pedir ajuda e auxílio aos pais, contar toda a verdade e trazer mais uma criança ao mundo. Este é um problema grave que deve ser levado muito a sério. Quanto aos pais, tem de aceitar o bebe , colaborando com amor e respeito para que tudo corra bem, e que esse momento mais negativo passe rapidamente e torne tudo muito melhor, mais saudável e mais feliz.

Aborto :
Com este trabalho quero também apelar a todas as  pessoas, principalmente jovens que não abortem, se erraram tem de enfrentar  as consequências, e matar um feto que ainda nem teve tempo de nascer é desumano, pensem , reflitam ,   aborto nunca é a melhor solução, o trauma de um aborto é bem mais acentuado, bem mais horrível do que o trauma  de uma gravidez adolescente, sejam responsáveis.





Ana Pereira , 9ºB


Sem comentários:

Enviar um comentário